Notícias Visite a nossa loja online. *** Novo parceiro Biocheck Lda. - iTSE - HACCP Digital

contacte-nos

Entrar em contato

Preencha o formulário com a sua mensagem e seja contactado por um colaborador sem qualquer comprimisso.

    A Biocheck divide este serviço em:

    Anos no mercado
    +

    Sistema HACCP

    (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos)

     

    O Sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) é um sistema preventivo de segurança alimentar, aplicável a todas as empresas do setor alimentar, que se dediquem a qualquer fase da produção, transformação, armazenagem e/ou distribuição de géneros alimentícios.

     

    Segundo o artigo 5º do Regulamento (CE) n.º 852/2004, relativo à higiene dos géneros alimentícios, todos os operadores das empresas do setor alimentar devem criar, aplicar e manter um processo ou processos permanentes baseados nos 7 princípios do HACCP. 

    Entre as vantagens da implementação de um Sistema HACCP realçam-se as seguintes:

    • Garantia de segurança dos alimentos e saúde dos consumidores;
    • Cumprimento da legislação em vigor;
    • Aumento da confiança dos clientes e consumidores;
    • Redução dos custos operacionais;
    • Aumento da produtividade.
     

    Sistema HACCP Simplificado

    De acordo com o Considerando 15 do Regulamento (CE) n.º 852/2004, os requisitos do Sistema HACCP deverão ter a flexibilidade suficiente para serem aplicáveis em todas as situações, incluindo em pequenas empresas.
    A Comissão Europeia considera que a flexibilidade na aplicação do Sistema HACCP é aplicável, em determinados casos, nomeadamente nas empresas onde não há preparação, produção ou transformação de alimentos, uma vez que todos os perigos podem ser controlados através dos pré-requisitos.

    São exemplo dessas empresas:

    • Marquises, tendas de mercado e veículos de venda ambulante;
    • Estabelecimentos que sirvam, essencialmente, bebidas (bares, cafés);
    • Pequenas unidades de retalho (mercearias);
    • Armazéns de alimentos pré-embalados ou de alimentos não perecíveis.

    Atividades incluídas nos serviços:

    • Auditorias;
    • Formação/Sensibilização;
    • Análises Microbiológicas.

    Certificação

    Inseridas num mercado com cada vez mais competitividade e seleção, as empresas têm uma necessidade permanente de implementar Sistemas de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, potenciando as suas oportunidades de se diferenciarem, tanto a nível nacional como internacional.

    Conhecedora desta necessidade, a Biocheck possui competências para auxiliar as organizações a implementar os seguintes referenciais:

    ISO 22000

    – Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar;

    FSSC 22000

    – Food Safety Sytem Certification;

    IFS Standards

    – International Featured Standards.

    A implementação e, posterior, certificação de um referencial da qualidade permite às empresas melhorar o desempenho geral na segurança alimentar, aumentar a confiança das partes interessadas e facilitar a entrada em novos mercados.
    Contacte-nos para saber mais sobre este serviço.

    Auditorias

    Uma auditoria é um processo sistemático, independente e documentado para obter evidências e respetiva avaliação objetiva de todos os processos, atividades e operações de uma empresa, para determinar em que medida são cumpridos os requisitos legais e/ou normativos.

    A Biocheck realiza auditorias aos Sistemas de Qualidade e Segurança Alimentar, que podem ser de dois tipos:

    • Auditorias internas ou de primeira parte, em que a auditoria é promovida pela própria empresa interessada, com o objetivo de autoavaliar-se em relação aos requisitos legais/normativos e preparar-se para eventuais controlos oficiais/auditorias externas;
    • Auditorias externas de segunda parte, em que a auditoria é promovida por uma empresa, com interesse noutra empresa, ou seja, normalmente, é uma auditoria realizada por um cliente a um fornecedor, com o propósito de verificar o cumprimento dos requisitos exigidos, incluindo requisitos contratuais. Estas auditorias são de extrema importância, pois podem ser parte essencial da avaliação e seleção de fornecedores.