Notícias Visite a nossa loja online. *** Novo parceiro Biocheck Lda. - iTSE - HACCP Digital

Em maio de 2020, a Comissão Europeia apresentou a Estratégia «do Prado ao Prato», uma iniciativa que pretende promover um sistema alimentar saudável, sustentável e resiliente.

Esta Estratégia enquadra-se no Pacto Ecológico Europeu, uma proposta para tornar a União Europeia no primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050.

Como elemento fundamental do Pacto Ecológico Europeu, a Estratégia «do Prado ao Prato» visa a transição do atual sistema alimentar da União Europeia para um modelo sustentável, representando assim, uma nova abordagem do contributo da agricultura, das pescas, da aquacultura e da cadeia de abastecimento agro-alimentar para alcançar a neutralidade climática pretendida.

A Estratégia está concebida para promover um sistema alimentar sustentável e assenta num conjunto de objetivos específicos, nomeadamente:

  1. Assegurar uma produção alimentar sustentável;
  2. Garantir a sustentabilidade da Segurança Alimentar;
  3. Estimular práticas sustentáveis de transformação alimentar, de comércio grossista e a retalho de hotelaria e de serviços de restauração;
  4. Promover o consumo sustentável de alimentos e facilitar a transição para regimes alimentares saudáveis e sustentáveis;
  5. Reduzir a perda e o desperdício alimentar;
  6. Combater a fraude alimentar ao longo da cadeia de abastecimento alimentar.

A iTSEapp é uma ferramenta poderosa para as empresas do setor alimentar, que facilita o preenchimento de registos obrigatórios e o acesso à informação por parte dos colaboradores. É uma plataforma intuitiva e fácil de usar, onde o administrador tem uma visão clara do estado dos processos e do cumprimento dos requisitos legais aplicáveis.

Para alcançar estes objetivos, a Comissão Europeia colabora com os Estados-Membros e partes interessadas, com o intuito de:

  • garantir uma transição justa para todos os trabalhadores dos setores agrícola e marítimo europeus;
  • reduzir significativamente a dependência, o risco e a utilização de pesticidas químicos, bem como de fertilizantes e antibióticos;

e ainda, desenvolver técnicas agrícolas e piscícolas inovadoras que protejam as colheitas, de pragas e doenças, e que melhorem a sustentabilidade do sistema alimentar, garantindo ao mesmo tempo a segurança dos alimentos.

A Estratégia «do Prado ao Prato» contribui para a realização de uma economia circular, desde a produção até ao consumo, cujo objetivo é reduzir o impacto ambiental dos setores da transformação e do comércio a retalho de alimentos, desenvolvendo medidas sustentáveis nas áreas do transporte, do armazenamento, das embalagens e do desperdício alimentar.

A transição para um sistema alimentar mais respeitador do ambiente gera novas oportunidades de negócio com um impacto positivo nas receitas dos operadores do setor agroalimentar e, procura estimular o consumo sustentável de alimentos e promover a produção de alimentos saudáveis a preços acessíveis para todos.

A Estratégia «do Prado ao Prato» promete trazer benefícios para o ambiente, para a saúde e para a sociedade, proporcionando ganhos económicos e garantindo a subsistência de todos os setores intervenientes. Nesse sentido, é uma oportunidade para melhorar os estilos de vida, a saúde e o meio ambiente.

Conheça os serviços da Biocheck, Lda. no âmbito da Segurança Alimentar em www.biocheck.pt

Referências:

Comissão Europeia. (Dezembro de 2019). Do prado ao prato. Pacto Ecológico Europeu.

Comissão Europeia. (Maio de 2020). Estratégia do Prado ao Prato para um sistema alimentar justo,saudável e respeitador do ambiente.

Comissão Europeia. (2021). Pacto Ecológico Europeu.

European Commission. (s.d.). Farm to Fork strategy. Obtido de https://food.ec.europa.eu/horizontal-topics/farm-fork-strategy_en

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *